Diferença entre include, include_once, require e require_once

Postado por em 30/05/2012 - Visitas: 2824



Uma duvida que sempre ronda os programadores no início, qual a diferença entre Include, Include_once , require e require_once, então abaixo as explicações sobre isto.

include(): Tenta incluir uma página. Caso acontecça algum erro, o script retorna um warning (aviso) e prossegue com a execução do script. Aceita a passagem de variáveis (GET) na string. Pode ser utilizado em uma estrutura de condicionais que terá seu efeito perpetuado todas as vezes que for chamado.

Require(): Tenta incluir uma página. Caso aconteça algum erro, o script retorna um fatal error(erro fatal) e aborta a execução do script. Aborta mesmo, já era não roda nada mais dali pra frente. Não aceita a passagem de variáveis (GET) na string. Não recomendo que utilizem nas estruturas condicionais, a menos que se deseje o seu efeito, de ser executada apenas uma vez.

include_once() e require_once(): Idênticas as suas funções simples, porém se o arquivo referenciado já foi incluso na página anteriormente, a função retorna ‘false’ e o arquivo não é incluido. É bom quando temos muitos includes e já estamos perdidos, sem saber o que está incluindo o que.

Gostou ? Compartilhe