O que é um Desenvolvedor Full-Stack ?

Postado por em 06/05/2016 - Visitas: 752



Hoje em dia vemos muitos anúncios dizendo "Desenvolvedor Full-Stack", mas que raio é isso ? uma nova llinguagem de programação ? já ouvi de alunos esta pergunta !


Desenvolvedor Full-Stack é aquele que trabalha tanto com o back-end (o lado dos servidores), quanto com o front-end (o lado dos clientes, os browsers).


O back-end envolve ao menos uma linguagem de programação, e geralmente um banco de dados (que costuma ser SQL, mas pode ser de outro tipo, noSQL ou pares de chave-valor). O front-end envolve HTML, CSS e JavaScript (bem como outras ferramentas e frameworks ligadas a essas tecnologias).


O conjunto todo é chamado de "stack", pois se trata de uma "pilha" de tecnologias (pense nas tecnologias do servidor embaixo, e as do cliente em cima). Então "full-stack" é aquele desenvolvedor que lida com todas as camadas da pilha, e não só com uma parte delas.


 

Desenvolvedor Full Stack


Desenvolvedor Full Stack


A imagem acima ilustra de forma visual como são as camadas da "pilha".


Por incrivel que pareça, quanto mais próxima do usuário uma camada, maior é o número de linguagens e complexidade que envolve a programação, pois do lado do cliente (No navegador da internet) temos HTML, CSS e Javascript conversando para montar o layout e por trás ainda uma linguagem como ASP.NET, PHP, JAVA que fará o lado do servidor processar e chegar até o usuário.


Gostou ? Compartilhe