Existe Crise na área de Tecnologia ? Como aproveitar as oportunidades ?

Postado por em 15/10/2015 - Visitas: 1350



Crise na área de TI


Crise na área de TI


Existe crise na área de TI  ?


Que estamos passando por um momento de crise é fato, mas como a área de TI (Tecnologia de Informação) tem passado por esta crise?


Há motivos para esperança e também de desespero, pois em toda crise existem oportunidades, problemas e riscos. De acordo com a IDC a indústria de TI como um todo terá um crescimento previsto de 5% em 2015 !


Mas quais são as oportunidades?


Num setor onde os nomes mais importantes do mercado são multinacionais, este é o momento onde há muitas oportunidades para as empresas nacionais se destacarem, pois ao fazer negócios com uma multinacional muitas vezes os preços são pautados na cotação do dólar, e nos últimos tempos falar em valor do dólar parece que estamos falando de um monstro, antigos preços já não podem mais ser mantidos, pois estas empresas tem preços alinhados com suas matrizes, aí o valor do real tem sido cada dia menor, resultado: tiveram que reajustar seus preços !


Um exemplo claro é a compra ou locação de software e hardware de empresas multinacionais, quando realizamos a contratação de um software ou um servidor e seu preço está baseado em valores internacionais, temos que levar em conta que a flutuação do dólar causou um aumento de preço significativo nos últimos meses, e também que se este valor for estabelecido em contrato sua conversão ao dólar todos os meses, as empresas ficam sujeitas a um risco que não é possível controlar, já que a flutuação do dólar é algo impossível de se prever num cenário tão turbulento como o da política brasileira.


Então onde está a oportunidade?


As empresas nacionais que prestam o mesmo serviço ou disponibilizam softwares similares aos estrangeiros podem e devem focar nessa oportunidade, que é o caso dos ERP´S,  por que grandes empresas como Oracle, SAP, Microsoft e outras estrangeiras vão vender seus softwares ou serviços com preços reajustados no mercado, então as companhias nacionais de Software poderão ir de encontro e oferecer soluções a preços altamente competitivos !


Outra forma de aproveitar-se deste momento é a prestação de serviços, pois se uma empresa contratava um suporte de fora do Brasil para seus produtos como muitas que terceirizavam seus serviços para países como China, Índia, México, agora terceirizar este serviço pode não ser mais lucrativo e é hora de utilizar mão de obra local, com custos em reais, então é hora de montar uma equipe nacional e suprir a demanda do mercado.


E quem perde com a crise?


As empresas que produzem equipamentos foram golpeadas pelo governo com as mudanças da MP do bem, que estão recolocando tributos onde até então eram isentos como celulares, tablets, microcomputadores e notebooks, e que além do aumento de impostos tem que comprar suas matérias primas com preços em dólar.


Outras empresas que perdem são as que possuem parcerias com empresas de fora para prestar seus serviços, como aqueles provedores de hospedagem que contratavam servidores internacionais e agora tiveram seus custos elevados repentinamente, e já tem contratos estabelecidos com seus clientes à preços em reais, não tendo como repassar esta elevação de custos aos seus clientes.


Então para as empresa brasileiras de TI que prestam serviços é hora de se reinventar e aproveitar as vantagens de um mercado que agora irá pensar muito mais antes de realizar aquisições e parcerias com empresas estrangeiras.


 


Referências


https://tecnoblog.net/184253/mercado-ti-crescendo-dell-experts/


http://www.tiespecialistas.com.br/2015/10/mais-perdas-do-que-ganhos/


http://www.rioinfo.com.br/2015/empresas-de-ti-ganham-oportunidade-de-exportacao-com-dolar-em-alta/


http://www.gazetadopovo.com.br/tecnologia/mercado-de-tecnologia-deve-crescer-5-no-brasil-em-2015-ej4htlpqkk8slbh3u1uwwsdhq


Gostou ? Compartilhe