O que é um contador e o que é um acumulador

Postado por em 19/09/2011 - Visitas: 18882



Contadores



Um contador é utilizado para contar o número de vezes que um evento (uma instrução) ocorre, ou seja, contar a quantidade de vezes que uma instrução é executada.

Forma Geral: VARIÁVEL= VARIÁVEL + CONSTANTE

Exemplo: X = X + 1

Explicação: um contador é uma variável (qualquer) que recebe ela mesma mais um valor (uma constante), no caso do exemplo acima, a variável X está recebendo o valor dela mesma mais 1.
Normalmente a constante que será somada no contador é o valor 1, para contar de 1 em 1, mas pode ser qualquer valor, como por exemplo 2, se quisermos contar de 2 em 2.

Observações dos Contadores:
1) A variável (do contador) deve possuir um valor inicial conhecido, isto é, ela deve ser inicializada.
Normalmente inicializa-se a variável do contador com zero, ou seja, zera-se a variável antes de utilizá-la. Para zerar uma variável basta atribuir a ela o valor zero: VARIÁVEL 0
2) A constante (que é geralmente o valor 1) determina o valor do incremento da variável (do contador), ou seja, o que será somado (acrescido) a ela.

Exemplo:

Escreva um algoritmo para ler a nota de 10 alunos e contar quantos foram aprovados, sendo que, para ser aprovado, a nota deve ser maior ou igual a 6,0. Escrever o número de aprovados.

ATENÇÃO: Se quiséssemos contar o número de reprovados também, no exemplo acima, o que deveria ser feito?

Acumuladores (ou Somadores)



Um acumulador, também conhecido como Somador, é utilizado para obter somatórios .

Forma Geral: VARIAVEL1 VARIAVEL1 + VARIAVEL2

Exemplo: X X + Y

Explicação: um acumulador (somador) é uma variável (qualquer) que recebe
ela mesma mais uma outra variável, no caso do exemplo acima, a variável X está recebendo o valor dela mesma mais o valor da variável Y. A variável Y representa o valor a ser somado, acumulado na variável X.

Observações dos Acumuladores:

1) A variável1 (do acumulador) deve possuir um valor inicial conhecido, isto é, ela deve ser inicializada. Normalmente inicializa-se a variável do acumulador com zero, ou seja, zera-se a variável antes de utilizá-la. Para zerar uma variável basta atribuir a ela o valor zero: VARIÁVEL1 = 0

2) A variável2 indica o valor a ser acumulado, somado e armazenado na variável1

Gostou ? Compartilhe